sexta-feira, 13 de maio de 2011

O que é Bullying?

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro
Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz.Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

Depoimentos

Eu já sofri muito bullying na minha vida. Na escola, na rua e por todo o canto que passava. Quando eu ia pra escola tinham uns meninos que me chamavam de “macaco”, me desprezavam por minha cor. E isso me irritava tanto que eu chegava até bater neles. Na rua os meus colegas ficavam me chamando de “frango”, de feio, de otário, pensando que eu era besta. Mas de besta eu não tinha nada. É por isso quando os boys tentam tirar onda comigo eu baixo o pau neles. Apesar que isso não me satisfazia... Era mais no momento da raiva. Mas eu vou fazer o que? Tenho que impor respeito. Eu peço a todas essas pessoas que deixem disso pois isso não leva ninguém a nada.
Elimário José da Silva

Aconteceu com um amigo meu. Ele todo dia dava no amigo dele na escola. Ele começava a rejeitar ele. Brincava e quando o amigo dele pedia para brincar ele “morgava” o jogo e deixava o menino muito triste. Mas no dia os outros meninos começavam a rejeitar ele como ele rejeitava o ex-amigo dele. Ele provou do próprio remédio.
Douglas 42E
O meu bullying foi com o professor Paulo. Ele me chamou de doido na frente de todo mundo. Mas não foi só uma vez. Mais e mais vezes me chamou de “Sem Noção”. Isso ninguém queria escutar de nenhum professor. Às vezes ele passava uma tarefa de um livro sem a gente ter estudado. Mas ninguém ficou calmo. Todo mundo ficou lá fora e chamou Graça[1] e depois de uma semana ele não deu mais aula a sala da gente e eu fiquei alegre.
Diego


Vou falar agora sobre uma menina que era muito humilhada só porque o cabelo dela é crespo e ela tem umas feridas na perna. Ela era muito abusada. Chamavam ela de quenga, bia-da-jaca e várias outras coisas que ela não gostava. Por isso ela saiu de onde ela morava para outro lugar porque ela não gostava mais de ser abusada. Por favor quem sofre bullying denuncie! Não fique sem falar.
Aline Gomes de Lima

Vou falar de um caso de bullying que aconteceu na escola que eu estudava na 3ª série.
Uma menina que se chamava Suzana sofria uma violência constantemente, pois a garota tinha os cabelos um pouco crespos e todos os dias as garotas chamavam ela de cabelo-de-tuim, cabelo de cuscuz , piolhenta, cabelo-de-esconder-pulga. Essa garota era muito humilhada pelos colegas de classe. Muitas vezes ela chegava a chorar de tanta humilhação. A garota saiu da escola e nunca mais foi vista.
Rayssa Estefanny

Olá, meu nome é Rakechy, aluna da 32B. Estou escrevendo um caso chamado bullying verbal. Eu já vi muito bullying verbal, físico , etc., sobre uma menina que todo dia de noite ia na praça brincar. Toda vez que os meninos viam ela, chamavam eka de “mijona” e “cabelo de tuim”, etc. Ai ela deixou de ir lá por causa disso.
Rakechy 32B

Pesquisas.

PESQUISA REVELA QUE 49% DOS ALUNOS SOFREM BULLYING PDF Imprimir E-mail
Pesquisa realizada pelo Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) revela que 49% dos alunos de escolas públicas da cidade sofrem bullying. Trata-se de uma modalidade de violência na qual um ou mais aluno agridem outros de forma repetitiva. A enquete ouviu 239 estudantes entre 11 e 15 anos de idade de três escolas públicas de São Carlos.

O estudo mostra ainda que entre os alunos envolvidos com bullying, 26% foram exclusivamente vítimas, 21% foram alvo/autores de intimidação e 3% considerados apenas autores.

O trabalho foi desenvolvido por Fernanda Martins França Pinheiro, psicóloga e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar. A supervisão da pesquisa é de Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, professora titular do Departamento de Psicologia da UFSCar e Coordenadora do Laprev.

Lucia explica que o bullying é um fenômeno que sempre existiu, mas ganhou maior visibilidade com as tragédias envolvendo assassinatos de estudantes em vários países. “Um professor consciente talvez não permita que isso ocorra na sala de aula, mas na hora do recreio é frequente”, esclarece. “Essa modalidade de violência pode levar a pessoa a cometer suicídio nos casos mais graves”, alerta a pesquisadora. Segundo ela, os números registrados entre os estudantes da cidade são similares a outras pesquisas realizadas em outros municípios do país.

“As pessoas que sofrem o bullying apresentam baixo desenvolvimento acadêmico, dificuldade de concentração e muitas vezes abandonam a escola”, aponta Lucia. Segundo ela, os agressores também apresentam características como e uso de substâncias tóxicas.

O trabalho
Concluído em 2006 e divulgado agora na Revista Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas – faz parte das atividades do Laprev. O laboratório também já desenvolveu um programa pioneiro nas escolas municipais de São Carlos, que neste ano estará presente em 20 escolas paulistas. Ele vai capacitar mil professores e profissionais da rede de proteção das escolas estaduais e municipais no combate à violência.

O Laprev começa ainda neste ano uma pesquisa com estudantes universitários sobre o bullying. O objetivo é fazer um retrospecto com aqueles que praticaram e também com as vítimas dessa modalidade de violência e seus efeitos ao longo dos anos. O levantamento deve ser concluído dentro de três anos.

Gravuras/fotos.







Frases sobre Bullying.

Bullying: today you are the hunter, tomorrow you will be hunting.

bullying: to appear evil, humiliating others, if I can appear for good, helping people?

bullying is crime, and those who practice a criminal.

you were not born to delay, but to renew, is an "agent anti bulying '!

bullying: the spell can turn against the magician!

Bullying: not part of that story!

bullying: Today I, tomorrow you!

bullying: your my, our responsibility!

bullying: lack of love for others!

Bullying

If you think the bully.
Beware!
Who is the bully ends up on the floor.

If you hit the little ones.
Beware!
They grow.

If you scold or offend someone.
Beware!
Someone may offend you.